Marcas começam a associar-se à indústria eSports.

Marcas começam a associar-se à indústria eSports. Conheça algumas.

São cada vez mais os interessados em apostar e investir a este fenómeno crescente. Conheça, então, algumas marcas que começam a associar-se à indústria eSports.

Sendo um mercado com uma audiência maior ano após ano, não é, como tal, de estranhar que sejam cada vez mais as marcas a associarem-se à indústria de eSports.

Se até há pouco tempo esta era considerada uma atividade de nicho, mais facilmente associada a jovens que passam horas e horas em frente ao computador ou consolas, hoje a perceção mudou. Afinal, já existem atletas e equipas profissionais a competir internacionalmente a grande nível, enchendo pavilhões e arenas como muitos desportos mais tradicionais não conseguem fazer.

 

Quem patrocina quem?

Assim como acontece com outras atividades físicas, a aposta em eSports não é algo feito ao acaso, antes uma decisão bem ponderada, fruto de uma estratégia de marketing devidamente planeada que encara esta área como uma jogada de sucesso.

Saiba quais são os principais patrocinadores dos torneios mais conhecidos a nível mundial:

  • Overwatch League: patrocinado pela Intel, T-Mobile, Coca-Cola, Omen pela HP e Toyota;
  • Série League of Legends América (LCS): patrocinada pela State Farm, Alienware, Secretlab, Rocket Mortgage, Honda, MasterCard, GreenPark Sports, Red Bull e Bud Light;
  • IEM Katowice 2020 do StarCraft II: patrocinado pela Intel, Vodafone, Acer Predator, MTN Dew Game Fuel e Euronics;
  • Counter-Strike: IEM Ofensivo Global Domina XIII: patrocinado pela Intel, Vodafone, Acer Predator, Game Fuel, HyperX, Betway, paysafecard e NEEDforSEAT.

 

O caso português

Apesar da grande fama internacional, em Portugal, esta é uma área que ainda tem muito por onde ser explorada. Trata-se de um setor pequeno principalmente ao nível do reconhecimento. Todavia, passo a passo, vão sendo conquistadas algumas metas.

De acordo com o relatório da Eurogamer, em 2019, Portugal ocupava a 38ª posição entre os países que mais gastam em videojogos, com um investimento estimado de 261 milhões de euros em 2018 para jogos eletrónicos e derivados.

Conheça algumas marcas atentas ao mundo do eSports em Portugal.

Federação Portuguesa de Futebol (FPF)

A FPF decidiu criar uma divisão eSports com o objetivo de formar uma comunidade de jogadores de FIFA, incentivando-se, assim, o desenvolvimento de uma cultura de jogos online que privilegie a participação, respeito e a competição entre os jogadores.

Para tal, organiza competições e torneios oficiais com “prize moneys” bem apelativos.

 

Asus

Esta é uma marca que já tem tradição nos eSports, principalmente a nível internacional. A aposta no mercado português deve-se à perceção do aumento constante do impacto que os eventos da área têm junto dos consumidores nacionais.

 

RTP

A RTP criou em 2016 a RTP Arena eSports, uma plataforma online, e que se dedica à transmissão e divulgação de campeonatos nacionais e internacionais de jogos eletrónicos.

A plataforma é ainda acompanhada por um magazine semanal, que pode ser visualizado na RTP1, RTP Play e, claro, na RTP Arena eSports.

 

Moche

Em novembro 2019 decorreu uma das maiores provas de fogo de eSports em Portugal. Tratou-se do MOCHE XL Games World, naquela que foi uma experiência imersiva no mundo dos videojogos, tecnologia e entretenimento.

Inúmeras outras marcas decidiram associar-se a este evento, algumas bem conhecidas do grande público, como Worten, PlaySation, Nintendo Switch, Cidade FM, Sapo, A Bola TV, Federação Portuguesa do Desporto Eletrónico, Bolt, Comboios de Portugal,

 

O mercado de eSports em Portugal está em clara expansão, porém enfrentará grandes desafios nos próximos anos. Ainda assim, o interesse dos meios de comunicação social e demais marcas começa a ser cada vez maior, principalmente durante o período de quarentena. Os desportos tradicionais foram interrompidos e deram espaço para que os eSports ganhassem protagonismo.